Até agora não existe nenhuma contraindicação em relação à educação bilíngue. O que se sabe até hoje é que existem vantagens com relação a esse tipo de educação, quanto mais cedo a aprendizagem de uma nova língua, melhor.
De os primeiros meses de idade, o bebê tem um circuito neural voltado à compreensão da linguagem, o que lhe permite adquirir os primeiros mecanismos de sua língua materna.
Na faixa entre 6 meses e 4 anos, há uma janela cerebral nas crianças. Isso significa que os circuitos de linguagem estão sendo formados. Os neurônios, se devidamente estimulados, fazem novas conexões e especializações. Portanto, apresentar um novo idioma ao seu filho(a) nessa idade pode contribuir para a aprendizagem de outros conteúdos. Há também maior chance de ele falar sem sotaque, já que as estruturas nervosas básicas ainda estão em formação. Além disso, as crianças aguçam a compreensão auditiva e tornam-se capazes de distinguir sons semelhantes, como no inglês, bed (cama) e bad (mau). Só de ouvir, elas já vão absorver mais a língua assim como fazem com o português.
Está cientificamente provado que as crianças que dominam dois idiomas demonstram mais facilidades em diferentes áreas:
- Resolução de problemas não verbais
- A sensibilidade comunicativa
- Uma melhor percepção espacial
- Mais criatividade
- Uma relação mais harmoniosa com a matemática (Quem diria!)
Resumindo: não há idade mínima para começar a aprender a Língua Inglesa. Podemos ensinar português e inglês desde o primeiro dia de vida do bebê sem danificar o seu cérebro. Sem forçar nada! Com calma... O ensino precisa ser natural, significativo e contextualizado.
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